Conheça o inseto de 1 cm que se tornou uma ameaça

Conheça o inseto de 1 cm que se tornou uma ameaça


Um inseto de 1 cm se tornou uma ameaça para um país inteiro. O besouro japonês é uma espécie invasora presente no Canadá e nos Estados Unidos.

Entretanto, em junho, se espalhou para Suíça, principalmente em Basileia, na fronteira com a França.

Besouro japonês é um inseto de 1 cm que virou uma ameaça para plantações Besouro japonês se tornou uma praga em alguns países – Foto: BORIS HALLIER/RÁDIO FRANÇA

Apesar de não representar nenhuma ameaça à saúde humana, o besouro japonês ataca a vegetação e pode causar danos às plantações.

Em estado de alerta, redes de armadilhas foram instalada no Alto Reno, na fronteira franco-suíça, na tentativa de capturar os insetos. O que ainda não teve resultado, de acordo com autoridades locais.

“Ainda temos as medidas de vigilância e controle por três anos”, explica Isabelle Maurice, chefe do departamento de inspeções da direção regional de alimentação.

Segundo a chefe do departamento, as armadilhas devem ser levantadas até o final de setembro, antes de serem reinstaladas durante a época de incubação do próximo verão.

Inseto de 1 cm e um problema enorme

De diferentes cores, como verde e cobre, o inseto de 1 cm é do tamanho de um polegar. “Seu tórax é verde brilhante e, o que também é característico, são pontinhos brancos na ponta e causam grandes danos localmente às colheitas”, contou Maurice.

Besouro japonês, inseto de 1 cm, se alimentando de folhas Besouro japonês se alimentando – Foto: Melissa Schreiner, Bugwood.org/ND

Os besouros japoneses adultos se alimentam principalmente de folhas ou frutos. Milho, limoeiros, feijões ou cipós, aparecem no cardápio do inseto. Os italianos, por exemplo, vivem com o problema desde 2014.

“No milho, os danos não atingem as folhas, mas sim as sedas que saem da espiga”. A especialista pontua que se as sedas forem comidas, a fertilização não acontece. “Você não terá uma bela espiga de milho”, complementa Maurice.



Fonte: ND Mais

Receitas