A fumaça das queimadas na Amazônia voltou a encobrir o céu de Santa Catarina nesta terça-feira (3), segundo a Epagri/Ciram. Imagens de satélite mostram o retorno do fenômeno ao Estado, pintando o céu de tons cinzas e avermelhados.
A presença da fumaça não se limita apenas ao território catarinense. Segundo a Epagri, ela também se espalhou pelos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
Fumaça das queimadas na Amazônia pode persistir nos céus catarinenses até quinta-feira
Conforme a previsão da Epagri/Ciram, a fumaça deve permanecer sobre Santa Catarina até quinta-feira (5). Após essa data, a chegada de uma frente fria deverá alterar os ventos e dispersar o fenômeno.
O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) informou que, em agosto, o Brasil registrou 68.635 focos de queimadas, o número mais alto desde 2010. Em Santa Catarina, o número de focos de incêndio em 2024 já atingiu 1.311, ultrapassando o total de ocorrências do ano anterior.
As condições de baixa umidade, agravadas pelo alerta emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), aumentam o risco de novos incêndios. A seca e as altas temperaturas têm favorecido a expansão das queimadas não só na Amazônia, mas também no Centro-Oeste e em estados vizinhos.
Segundo o Inmet, essa combinação climática resulta em uma disseminação de fumaça por várias regiões do país. O órgão emitiu um alerta para Santa Catarina na última segunda-feira (2), de potencial perigo por uma baixa umidade relativa do ar no Estado, o que pode gerar incêndios em áreas de mata.
Fumaça das queimadas já havia atingido SC em agosto
A fumaça das queimadas já haviam atingido diversas cidades catarinenses no dia 16 de agosto. Na ocasião, as queimadas ocorridas em Ribeirão Preto, na Amazônia e no Centro-Oeste fizeram o céu ficar na cor cinza e com tons avermelhados no pôr do sol. Veja o vídeo: