O candidato a prefeito de Palhoça, Gilliard Martins (PDT), foi o terceiro entrevistado do município na série realizada pela NDTV Record SC. Por dez minutos ele detalhou propostas de governo, em entrevista ao Balanço Geral desta quarta-feira (4).
Aplicativos devem otimizar agendamentos e realização de consultas, diz Gilliard Martins
Na saúde, o plano de governo do candidato busca priorizar a implementação de um suporte de urgência online, para agilizar o acesso dos cidadãos ao atendimento primário.
“Queremos levar a prefeitura até a população e não a população até a prefeitura, descentralizando os serviços, os remédios, a unificação dos cadastros das pessoas. E também criar um aplicativo para sair da época em que o indivíduo precisa ir até o posto de saúde, 5h, para pegar uma ficha e fazer a consulta. Hoje temos aplicativos para fazer consultas e agendamentos online”, explica.
Sobre prevenção a desastres, Martins defende a necessidade de “ir além” para evitar que o município seja afetado pelas consequências do período das fortes chuvas.
“Sentimos a necessidade da limpeza dos rios. Vamos montar um cronograma para essas ações e também para o desassoreamento dos rios. A questão das encostas também vamos tratar com carinho porque Palhoça tem muitos morros”, conta.
Educação, turismo e economia
A educação também é uma das pautas prioritárias defendidas pelo candidato. Gilliard Martins explica que pretende aumentar o número de vagas nas creches e iniciar um projeto de ensino integral em parceria com instituições privadas e associações.
“Vamos dar apoio aos professores com psicólogo, pedagogo e segurança. Para os alunos teremos uma equipe multidisciplinar, com rede de agentes de saúde, com dentistas e fonoaudiólogos. Além da escola técnica profissionalizante, para dar oportunidade a quem está chegando e fazer com que o morador de Palhoça saia já com uma profissão”, comenta.
O potencial turístico do município, segundo o candidato, ainda é pouco aproveitado. Para unir cultura e economia, Martins cita a importância da criação de dois espaços públicos significativos.
“Vamos fazer o Mercado Público Municipal, que vai fomentar a cultura e movimentar o comércio. E vamos construir um centro de eventos para atrair as ações turísticas no município. Hoje, a população de Palhoça tem que ir para São José ou Florianópolis, porque não temos esse espaço na cidade”, completa Gilliard Martins.