No debate de Blumenau promovido pelo portal ND Mais entre os candidatos a prefeito, Ana Paula Lima (PT) e Rosane Martins (PSOL) defenderam melhorias na saúde e a instalação de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), equipamento de que a cidade não dispõe.
“Todas as maiores cidades do país, capitais e cidades metropolitanas possuem UPA 24 horas para atendimentos de urgência e emergência, menos Blumenau. É uma anomalia e é por incompetência e falta de vontade política”, disse Rosane Martins.
“É fundamental a contratação de mais médicos especialistas e enfermeiros por concurso público, junto com a busca da consolidação da federalização da Furb, para que o Hospital Universitário se torne uma realidade e a gente não tenha que sobreviver só com o Hospital Santo Antônio e o Santa Isabel”, completou a candidata do PSOL.
No debate de Blumenau, petista diz ter recursos para UPA
Ana Paula Lima revelou que tem ouvido a população nos bairros e que a saúde é um dos temas elencados.
“Este governo está aí há 20 anos e não resolveu os problemas de vida, de saúde, de exame, cirurgia. Mas nós temos a solução. Desde 2012 Blumenau poderia ter UPA para desafogar o Hospital Santo Antônio, que faz trabalho de excelência, mas não dá conta. Tem recursos do Ministério da Saúde para construção e para manutenção da UPA, mesmo porque todo programa de saúde tem que ter três entes federativos: governo federal, estados e municípios”, disse Ana Paula.