6 estratégias para manter a produtividade no home office

6 estratégias para manter a produtividade no home office


Saiba como organizar seu espaço, gerenciar o tempo e evitar distrações para trabalhar de forma mais eficiente

O home office oferece flexibilidade e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional O home office oferece flexibilidade e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional Imagem: Dorde Krstic | Shutterstock)

O home office, que já vinha ganhando popularidade, tornou-se uma realidade permanente para muitas empresas após a pandemia de COVID-19. Esse modelo oferece flexibilidade, eliminando o tempo de deslocamento e proporcionando maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

No entanto, por estarem em casa, muitas pessoas têm dificuldade em manter a produtividade durante a jornada de trabalho. Pensando nisso, separamos algumas dicas para contornar essa situação. Confira a seguir! 

1. Estabeleça uma rotina clara 

Manter horários fixos para começar e encerrar o expediente é essencial quando se almeja criar uma sensação de normalidade. Ao seguir uma agenda organizada, se torna mais fácil equilibrar tarefas profissionais e pessoais, garantindo que as demandas sejam cumpridas com eficiência.  

2. Crie um espaço dedicado ao trabalho 

Trabalhar em locais improvisados, como o sofá ou a cama, pode prejudicar a concentração. Estabelecer um espaço exclusivo para o trabalho ajuda o cérebro a diferenciar as tarefas profissionais das pessoais. Um bom ambiente para as atividades corporativas é o escritório.

Nesse cenário, cuidado com o ambiente é preciso. “Muito mais do que mesa, cadeira e computador, o escritório é um cantinho que merece muita atenção. Afinal, passamos boa parte do nosso dia ali”, lembra a arquiteta Carina Dal Fabbro. 

Definir metas claras para cada dia é uma maneira eficaz de manter o foco e evitar distrações. “Metas são objetivos específicos de algo que queremos alcançar. Da vida pessoal à profissional, as metas ajudam pessoas a chegar ao que elas desejam. Para ter menos ansiedade, a palavra-chave é planejamento”, explica a psicóloga Vanessa Gebrim, especialista em Psicologia Clínica pela PUC-SP. 

Alguns cuidados são importantes para evitar distrações durante o trabalho Imagem: fizkes | Shutterstock

4. Limite as distrações 

Trabalhar em casa pode trazer muitas distrações, a exemplo da TV, das redes sociais e das interrupções familiares. Para evitar esses desvios, é importante estabelecer limites, como usar ferramentas para bloquear sites que roubam atenção e comunicar a família sobre os momentos em que você não pode ser interrompido. 

5. Faça pausas regulares 

Trabalhar longas horas sem pausas pode reduzir sua produtividade e aumentar o cansaço. Adotar a técnica Pomodoro, que sugere intervalos a cada 25 minutos de trabalho, é uma forma eficaz de manter o ritmo. Essas pausas rápidas ajudam a descansar a mente e aumentam a capacidade de concentração ao longo do dia. 

6. Utilize ferramentas de gestão de tempo e organização 

A tecnologia pode ser uma grande aliada na organização do trabalho remoto. De acordo com Guilherme Mendonça de Moraes, mestre em Computação Aplicada e especialista em Engenharia de Sistemas, têm surgido cada vez mais “ferramentas capazes de auxiliar o ser humano em suas tarefas diárias, como é o caso dos aplicativos de organização pessoal”.  

Dois grandes exemplos dessas ferramentas são o Trello e o Asana. Eles ajudam a planejar e acompanhar o progresso de projetos, além de facilitarem a priorização das atividades. Com isso, é possível garantir o controle sobre os prazos e entregas. 





Fonte: Edicase

Bem Estar