Você já ouviu falar em sálvia, esta erva é utilizada há muitos anos para tratar inflamações, infecções e proteger o corpo contra os danos dos radicais livres. Mas como usar esta planta tão poderosa?
A manteiga de sálvia é um acompanhamento perfeito, que além de delicioso, se torna nutritivo e você pode utilizar em receitas e passando em pães, torradas e bolachas.
Não é à toa que seu nome deriva do latim e significa “curar”: pesquisas revelam que a planta tem potencial para controlar os níveis de açúcar no sangue e melhorar funções cognitivas.
Estudos realizados em Barcelona, na Espanha, e em Braga, Portugal, mostraram que alguns compostos presentes na planta podem ajudar a regular o açúcar no sangue.
Conforme os pesquisadores, a sálvia pode atuar na regulação dos níveis de glicose ao aumentar a sensibilidade à insulina e ao inibir as enzimas responsáveis por catalisar a digestão de carboidratos.
A planta da memória e concentração
Outros estudos publicados no Journal of Psychopharmacology também mostram que a sálvia ajuda na memória e concentração, pois inibe a enzima acetilcolinesterase, o que resulta em um aumento de acetilcolina, um neurotransmissor essencial para a o cérebro.
Além disso, ela é rica em vitaminas A, K e magnésio, que desempenham um papel fundamental na saúde cognitiva.
Manteiga de sálvia: o acompanhamento perfeito
Esta manteiga perfeita vai tornar suas refeições mais nutritivas e deliciosas.
Ingredientes
- 100g de manteiga
- 6 folhas de sálvia
Coloque a manteiga para derreter em fogo médio, e quando começar a escurecer, desligue o fogo e acrescente a sálvia picada. Faça banho Maria invertido, em um bowl coloque gelo, e em outro bowl coloque a manteiga.
Depois é só bater com um Fouet. Até ficar no ponto que mostro no vídeo.