Em dezembro, um capítulo de Volta por cima causou resolva em parte do seu público, por causa de uma cena entre dois personagens homens (um deles gay) e uma mulher. Originalmente, o personagem homossexual iria propor para o outro personagem homem que eles e a mulher tivessem uma “brincadeira a três”. A cena chegou a ser exibida no dia anterior, no trailer de “cenas do próximo capitulo”. Porém a direção de dramaturgia da Globo ordenou que esse diálogo fosse cortado antes de ir ao ar. Rodrigo Fagundes, que estava na tal cena, criticou a Globo abertamente nas suas redes sociais.
Em Mania de você, outras mudanças bruscas de rumo para evitar a rota de colisão com as polêmicas. Houve corte do romance homoafetivo que estava previsto entre Fátima (Mariana Santos) e Diana (Vanessa Bueno) na trama de João Emanuel Carneiro. Agora elas são apenas amigas e confidentes. Um sonífero a mais.
Aliás, na mesma trama, outros reforços na tinta do roteiro. Anda quente a amizade entre os “parças” Mavi (Chay Suede) e Iberê (Jaffar Bambirra), a ponto de surgir na internet um movimento de torcida (“shippar”) o suposto casal. Com medo, a sucessão de cortes da emissora acabou de vez com qualquer possibilidade de um protagonista gay.
Em um passado recente, em 2023, Ramiro (Amaury Lorenzo) e Kelvin (Diego Martins) se tornaram o casal do momento na novela Terra e Paixão. Mas o tão aguardado beijo não foi ao ar tão cedo. O reencontro deles foi exibido, e o beijo chegou a ser gravado. Mas por ordem da direção da emissora, não foi levado ao ar. Isso porque há medo interno de que o beijo afugente a audiência, que vem numa onda crescente, mas ainda instável.
No mesmo ano, durante uma apresentação do quadro Batalha de Lip Sync, do Domingão, Carmo Dalla Vecchia beijou Amaury Lorenzo e Diego Martins, mas cena não foi ao ar. Nas redes sociais, o público criticou a edição do programa. Carmo se caracterizou como Madonna e fez uma apresentação que remetia à performance da cantora no VMA de 2003, em que ela encerrou seu show beijando Christina Aguilera – feita por Lorenzo, e Britney Spears – feita por Martins. A Globo chegou a mostrar Carmo se aproximando do rosto de Amaury, mas no momento do beijo as câmeras foram trocadas para a reação de Tiago Abravanel, concorrente no quadro.
Perde a TV, perde a sociedade. A ausência da normalização da homoafetividade só reforça estigmas de preconceito.