Em 2025, a Globo comemora os 60 anos da emissora de TV e sua maior aposta neste ano é o remake de Vale Tudo, previsto para março, quando substituirá Mania de Você na faixa das 21h — o que se revelará um grande desafio, já que a audiência da atual novela das 9 é um fiasco. Com 21 pontos de média na Grande São Paulo, o folhetim de João Emanuel Carneiro caminha para ter o pior ibope da história da faixa, dificultando para a sua sucessora.
Desde o ano passado, a Globo tem promovido com afinco a nova adaptação da novela clássica, anunciando o projeto oficialmente no Upfront, evento voltado ao mercado publicitário, e depois na CCXP, a Comic Con Experience que acontece em São Paulo no começo de dezembro. A novela, porém, já sofre com a desconfiança do público por causa de uma entrevista da autora Manuela Dias, responsável pelo remake, em que dizia que faria mudanças significativas na vilã Odete Roitmann (eternizada por Beatriz Segall e que agora será interpretada por Débora Bloch). A reação negativa aos comentários da dramaturga foi tanta, que Manuela precisou avisar que “Odete será Odete” em outras ocasiões.
“Tenho esse desafio maravilhoso de deixar vocês felizes com o remake de Vale Tudo. É uma novela que ajudou a fundar esse gênero. Assisti quando tinha 11 anos e marcou minha vida. Os grandes clássicos merecem ser recontados. É uma honra para mim adaptar Vale Tudo, Gilberto (Braga) era um gênio. São 33 anos da versão original e muita coisa mudou. O alcoolismo não era considerado doença, por exemplo. É muito bom fazer alterações porque elas refletem o progresso da nossa sociedade. Odete vai ser muito má. Ela vem com tudo! Não vai ficar falando bem do Brasil”, explicou a autora no mês passado, durante o painel da novela na CCXP.
No remake, a protagonista Raquel, antes vivida por Regina Duarte, será agora interpretada por Taís Araujo. Sua filha mau-caráter, Maria de Fátima, ficará a cargo de Bella Campos — no passado, o papel foi de Glória Pires. A aposta na nova dupla também é grande e surpreendente em alguns pontos. Apesar de Taís ser uma estrela experiente da casa, Bella ainda não conseguiu mostrar tenacidade com seu trabalho em Pantanal (2021) e Vai na Fé (2023). Por causa disso, será a atriz que mais será vigiada pelo público da novela, recebendo críticas diariamente.
A fim de reverter a desconfiança do público, a Globo investirá alto na publicidade do remake, introduzindo a novela ao longo da programação em fevereiro e colocando o elenco para dar entrevistas em programas da casa.
O elenco do remake de Vale Tudo também conta com Alexandre Nero (Marco Aurélio), Alice Wegmann (Solange), Paolla Oliveira (Heleninha), Humberto Carrão (Afonso), Renato Góes (Ivan), Julio Andrade (Rubinho), Malu Galli (Tia Celina), Luis Lobianco (Freitas), Belize Pombal (Consuelo), Karine Teles (Aldeíde), Luis Salem (Eugênio), Pedro Waddington (Thiago Roitman), Ramille (Fernanda) e Thiago Martins (Vasco).
Exibida em 1988, Vale Tudo foi originalmente escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères e discute os dilemas morais da sociedade através de Raquel, uma mulher honesta e batalhadora, que é contraponto da própria filha, uma jovem ambiciosa e interesseira que só pensa em se dar bem na vida ficando rica.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial